quarta-feira, 2 de maio de 2012

As dez características dos empreendedores de sucesso

As dez características dos empreendedores de sucesso


O consultor americano Stephen covey diz que Os donos de negócios bem-sucedidos são mais parecidos do que se imagina


Transformar uma idéia em um grande negócio é a aspiração de todo empreendedor. Quem já se aventurou por esse caminho sabe bem o quão difícil é chegar ao objetivo traçado. Os primeiros passos dão a sensação de uma missão impossível. A maioria dos projetos definha no meio do caminho. Mas há inúmeras histórias de pessoas que começaram praticamente sozinhas e hoje comandam grandes organizações. Casos isolados, de gênios ou sujeitos de sorte?


Ao que parece, não.
Há muitas semelhanças entre os bem-sucedidos e, se você seguir os mesmos padrões, terá mais chance de realizar as suas ambições. Stephen Covey, autor dos best-sellers Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e O 8° Hábito, além de fundador da consultoria FranklinCovey, identificou dez características presentes nesses empreendedores. "Toda empresa que hoje é de grande porte já foi pequena um dia. Todos os empreendedores que estão à frente delas já experimentaram fracassos significativos, porém, tiraram proveito deles, aprenderam a persistir, a focar nas demandas

 do mercado e a buscar novas maneiras de fazer acontecer", afirma Covey.
De acordo com o guru da auto-ajuda, os empreendedores de sucesso correm atrás das oportunidades. "Eles não esperam que as oportunidades venham até eles. São pró-ativos e estão sempre preparados para receber novidades", afirma. O empresário Orácio Kuradomi nunca se acomodou. Sempre buscou complicação – no bom sentido. Começou seu negócio próprio aos 16 anos. "Fui emancipado para poder abrir minha empresa", conta. Aos 15 anos, quando ingressou em uma companhia como programador, começou a atender grandes empresários e, durante seis meses, foi convidado para trabalhar com vários deles. "Percebi, então, que poderia abrir um negócio", diz. Hoje ele é presidente da Microfrequência, uma empresa que desenvolve sistemas de segurança e monitoramento de internet, fatura R$ 1 milhão por ano, tem 15 funcionários e cerca de mil clientes em sua carteira.
Trabalho em equipe

Cristiano Veneri Miano também começou cedo. Aos 19 anos, fundou a DigiPronto, com o objetivo de desenvolver páginas de internet para empresas. "Estava no segundo ano de faculdade e trabalhava com informática desde os 14, por gosto", conta ele. O impulso surgiu do descontentamento no emprego. Ele era responsável pelo braço de uma empresa que, aproveitando a bolha da internet, entrou nesse mercado oferecendo uma espécie de shopping virtual para lojistas. "Fiquei um pouco decepcionado porque tentávamos vender uma solução de internet para lojistas pequenos e havia um grande mercado entre as multinacionais, que estavam sendo pressionadas para implantar web no Brasil", afirma.

Ele decidiu, então, pegar seu computador e se mudar para uma sala no escritório da mãe. Hoje fatura R$ 1 milhão anualmente, tem 300 clientes ativos e comanda uma equipe de 20 pessoas. Tanto Kuradomi como Miano tiveram a consciência, logo no início, de que, se quisessem fazer seus empreendimentos crescer, não poderiam trabalhar sozinhos. Miano começou fazendo sites para as pequenas empresas e anunciando seu trabalho no jornal. Em três meses, o volume de trabalho começou a crescer e ele sentiu a necessidade de contratar um estagiário.

O primeiro parceiro de Kuradomi foi o pai, que o ajudou a superar a dificuldade de conseguir crédito para comprar computadores. Assim que se estruturou, montou uma equipe de vendas para poder se concentrar na idealização do negócio. A valorização do trabalho em equipe identificada por esses empresários é uma característica de sucesso apontada por Covey. "Eles reconhecem que formar uma equipe significa obter resultados. Sabem que jamais uma pessoa sozinha será responsável pelo êxito de qualquer empreendimento. São atenciosos e valorizam aqueles que merecem", afirma.



As dez características dos empreendedores de sucesso 2


O consultor americano Stephen covey diz que Os donos de negócios bem-sucedidos são mais parecidos do que se imagina


Sem se abater

 Como no meio do caminho há sempre muitas pedras, esses e outros empresários precisaram, segundo Covey, nutrir constantemente seu espírito empreendedor, assumindo riscos e aprendendo com os erros. "Eles estão sempre dispostos a assumir riscos e aprendem com os próprios erros. Além disso, tomam decisões rapidamente para evitar a burocracia encontrada em organizações maiores", afirma. Logo no início, Kuradomi descobriu que nem todos os clientes eram bons pagadores. "Eu era um bom programador, mas não tinha experiência para administrar", lembra.
 Márcio Masulino Alves também passou por maus bocados. Ele começou sua carreira de empresário à frente da Editora HMP um pouco mais tarde que Kuradomi e Miano, aos 27 anos. Até essa idade, trabalhou no departamento de marketing de empresas multinacionais. "Logo percebi que havia uma grande diferença entre ser um executivo em uma empresa e ser responsável por tudo em uma empresa. Não tinha a mínima idéia do que era uma duplicata."

Antes de fazer sua empresa decolar, Miano foi convidado para trabalhar em uma agência de publicidade de médio porte para fazer o mesmo trabalho e aceitou. "A minha idéia era fechar a DigiPronto e transferir a carteira de clientes, já que o salário era bom e eu me achava muito jovem para tocar o negócio", lembra. Ao amadurecer a idéia, no entanto, desistiu da mudança. O que incomodava Miano era a sensação de estar abandonando "o filho que acabara de parir". Mas a experiência como empregado depois de ter aberto seu negócio próprio foi enriquecedora. "Adquiri uma visão comercial muito melhor."

Os empresários de sucesso, segundo Covey, não se deixam abater por pequenas dificuldades. "Eles possuem visão e planos para alcançar as metas. Sabem o que querem. Identificam o que é mais importante para atingir o sucesso e não estão dispostos a sacrificar o que é extremamente importante em função do que é meramente importante", diz. Se não agirem assim, podem perder oportunidades.

A sorte de Kuradomi mudou quando dois empresários, que haviam feito um grande investimento malsucedido na tentativa de automatizar seus negócios conheceram o sistema que ele havia desenvolvido para a loja de autopeças de seu tio. "Quando me viram, a primeira coisa que perguntaram foi: mas o Orácio é você?" Mesmo assim, falaram sobre suas necessidades para o jovem empreendedor. "Eu disse que fazia o trabalho em um mês, mas queria poder começar do zero. Eles toparam e então comecei a decolar", afirma.

Diversidade Miano também enfrentou a falta de credibilidade decorrente da pouca idade. "Pelo menos duas vezes, lembro-me de estar em reuniões e de me perguntarem se meu diretor não participaria", diz. Entre os profissionais contratados por Kuradomi, Miano e Alves as reações não foram tão diferentes. Mas eles souberam lidar com a situação e não evitaram contratar pessoas mais velhas do que eles.De acordo com Covey, os empreendedores de sucesso cercam-se de diversidades. "Eles enxergam, na força de outras pessoas, oportunidades e não ameaças", afirma.
Tudo que você plantar hoje com certeza colhera amanha para seu próprio alimento.


As dez características dos empreendedores de sucesso 3


O consultor americano Stephen covey diz que Os donos de negócios bem-sucedidos são mais parecidos do que se imagina


Saber contratar pode ser a chave para o sucesso


Correção de rota Para Kuradomi, saber contratar também é fundamental. "É preciso formar uma equipe de pessoas competentes, não com parentes e amigos de conhecidos", diz. Alves lembra que foi difícil liderar pessoas mais velhas. "É preciso provar que se tem condição de ser chefe", comenta. Hoje, ele não passa mais por essa situação, mas já precisou deixar claro que o funcionário teria que seguir suas regras porque, como empresário, o risco do negócio era dele.

 Faz parte do perfil do empresário bem-sucedido compreender que remover barreiras é necessário, segundo Covey. "Eles não têm medo de afastar um empregado que não está apto a exercer determinada função ou que resiste a mudanças referentes ao crescimento da empresa", ressalta. Alves chegou a perder o sono por ter demitido uma pessoa, mas não deixou de fazê-lo. "Não é tarefa fácil dispensar um pai de família, mas hoje consigo lidar melhor com essa situação", afirma. No dia-a-dia de uma empresa, a necessidade de mudança é constante.
Não apenas em relação à equipe, mas também frente ao direcionamento do negócio.  É preciso estar sempre aberto ao novo e achar maneiras novas de encarar os desafios, de acordo com Covey. Quando Miano percebeu que fazia sites complexos, cobrando muito pouco, mudou seu modo e sua estratégia. "Daí em diante, comecei a atender clientes de médio e grande porte", afirma. "Os empreendedores de sucesso entendem que mudanças são inevitáveis e sabem se adaptar a elas para que o negócio cresça", afirma Covey. Ao corrigir constantemente sua própria rota, os empresários que conseguiram transformar seus empreendimentos em grandes negócios não se esqueceram de orientar a equipe a fazer o mesmo. "Eles sabem lidar sabiamente com feedbacks e críticas", diz Covey.

Na visão de Alves, o empreendedor bem-sucedido é aquele que consegue fazer sua empresa funcionar sem ele. "Ao dar autonomia para os funcionários, eles se sentem motivados e trabalham melhor", diz. Mesmo delegando tarefas, uma característica dos que se tornaram grandes empresários é trabalhar incessantemente. "Obcecados pelo trabalho, são altamente eficazes durante suas horas de jornada, mas sabem bem a hora de ir para casa! Buscam equilibrar todos os aspectos de sua vida", comenta Covey.

Bateria extra
Para Miano, esse é um desafio perseguido constantemente. "Acho que a grande dificuldade de ser empresário é determinar seu próprio pique. E minha experiência me mostrou que, quando isso não é feito de maneira adequada, se reflete diretamente no faturamento", afirma. De maneira surpreendente para muitos, os empresários de sucesso parecem ter uma pilha que não descarrega nunca. "São pessoas altamente enérgicas", observa Covey.

"Os empreendedores bem-sucedidos buscam em sua alma a energia de que necessitam para manter e fazer crescer seu negócio. E essa sua energia contagia e inspira os outros." Talvez a palavra energia não explique sozinha a disposição dessas pessoas.


As dez características dos empreendedores de sucesso 4


O consultor americano Stephen covey diz que Os donos de negócios bem-sucedidos são mais parecidos do que se imagina


Paixão pelo que fazem

Paixão e persistência também fazem parte do seu perfil. "Só sobrevivi porque eu adoro informática", diz Kuradomi, que acredita que o segredo de seu sucesso é fazer o que gosta. Para quem está começando, Alves recomenda muita persistência. "Nos meus 15 anos como empreendedor, pensei mais de 13 vezes em desistir. O que sempre me motivou foi observar a carreira de muitos empresários que chegaram a falir antes do sucesso." o estilo faz a diferença
Características dos empresários de sucesso, segundo Stephen Covey:
1. Valorizam o trabalho em equipe
Empresários bem-sucedidos reconhecem que formar uma equipe significa obter resultados. Eles sabem que jamais uma pessoa sozinha será responsável pelo êxito de qualquer empreendimento. São atenciosos e valorizam aqueles que merecem

2. Estão dispostos a enfrentar mudanças
Eles entendem que mudanças são inevitáveis e sabem se adaptar a elas para que o negócio cresça
3. Cercam-se de diversidades
Empreendedores bem-sucedidos maximizam a produtividade de seus negócios empregando pessoas que julgam suas fraquezas irrelevantes. Eles também enxergam, na força de outras pessoas, oportunidades e não ameaças
4. Lidam sabiamente com feedbacks e críticas
Instruem e dão feedbacks de maneira a responsabilizar seu pessoal em vez de menosprezá-lo. Estão sempre disponíveis para aceitar feedbacks e críticas
5. Possuem visão e planos para alcançar as metas
Empresários de sucesso sabem o que querem. Eles identificam o que é mais importante para atingir o sucesso e não estão dispostos a sacrificar o que é extremamente importante em função do que é meramente importante. Eles criam um plano estratégico para definir como atingirão suas metas e prazos para que isso aconteça
6. Buscam, de forma pró-ativa, oportunidades

Eles não esperam que as oportunidades venham até eles. São pró-ativos e estão sempre preparados para receber novidades
7. São trabalhadores incessantes e determinados
Obcecados pelo trabalho, os empresários bem- sucedidos são altamente eficazes durante suas horas de jornada, mas sabem bem a hora de ir para casa! Buscam equilibrar todos os aspectos de sua vida
8. Entendem que remover barreiras é necessário
Eles não têm medo de afastar um empregado que não está apto a exercer determinada função ou que resiste a mudanças referentes ao crescimento da empresa
9. São pessoas altamente enérgicas
Estes empreendedores de sucesso buscam em sua alma a energia de que necessitam para manter e fazer crescer seu negócio. Sua energia contagia e inspira os outros
10. Nutrem constantemente o espírito empreendedor assumindo riscos e aprendendo com os erros
Dispostos a assumir riscos, aprendem com os próprios erros. Esses empresários tomam decisões rapidamente para evitar a burocracia encontrada em organizações maiores



Império das carnes











Estamos aqui para mudar conceitos valorizando produtos, conquistando consumidores através de variedade e qualidade com redução de custos operacionais, elevando margens e agregando  valores assim melhorando resultados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário