segunda-feira, 31 de março de 2014

CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS EM AÇOUGUE

PROJETO DE FUSÃO NAS AÇÕES DO AÇOUGUE


Tenho observado duras e terríveis realidades na área das carnes no setor varejista ao longo de três décadas na vivencia das rotinas de trabalho. O descaso pelo cliente e pela qualidade dos produtos oferecidos, desde a higiene básica a qualidade da carne entregue ao cliente. Vi pequenas empresas se tornarem milionárias e vi empresas milionárias falirem frente ao mercado consumidor, se sucumbirem como um grande gigante caindo pelas suas ações e comportamentos diante de um comercio que vive uma grande batalha pela sobrevivência dos seus produtos e para que suas empresas se tornem  aptas e capazes de responder a cada contra golpe da concorrência.
Hoje olho para trás e vejo que temos nos tornados profissionais do varejo das carnes cheio de paradigmas, medos e frustrações perdidos em meios as ações necessárias para viabilizar um conceito de satisfação em seus clientes. Paradigmas, por que não conseguimos quebrar o conceito de vender carne no setor de açougue em supermercado. Traumas e percas, falta de profissionais qualificados, dificuldades com a manipulação adequadas aos produtos, baixas margens de lucros e altas margens de percas levam as redes de supermercados a rever o setor de açougue e forma de trabalho, implantar o auto-atendimento padrão europeu parece ser o caminho para a solução dos problemas, mas arrumamos outro a falta de contato com o cliente acostumado com um padrão cultural na forma de serem atendidos, a falta de profissionais aptos e capazes de criar um produto atrativo e de qualidade, a falta da reposição adequada elevam as quebras, a falta dos produtos quebram as vendas, resultados de hoje produtos com altos preços embutido e baixos volumes de vendas com péssimos resultados por tique médio, tem se um grande volume de cliente com um baixíssimo volume de vendas em carnes resfriadas no setor de açougue.
Mudar todos esses conceitos e valores implantados por péssimos resultados e varias tentativas frustradas buscando  resultados ao longo do tempo; cria uma praticidade imposta pela necessidades das empresa e insatisfação dos clientes na aquisição dos produtos oferecidos.  A formula esta correta apenas a mistura dos ingredientes estão erradas misturamos, misturamos , e a massa não cresce apenas endurece, o que está errado a forma como colocamos o produto. Observe cheguei ao mercado para comprar um carré suíno congelado ele estava em pedaço agora vou precisar comprar uma serra para cortar o carré em casa! A empresa tem um produto que oferece N resultados e N insatisfações e um baixo índice de satisfação pessoal oferecida ao cliente.
Precisamos alinhar três necessidades básicas! Preço, qualificação e qualidade como fator resultante atingiremos a satisfação dos clientes, o resultados nas vendas e nas margens de lucro e como conseqüência a satisfação profissional.
Precisamos entender que a base e o fundamento de todo bom desempenho está centrada na capacidade de produzir resultados, a capacidade de produzir resultados está centrada na capacidade de avaliar informações  transformando-as em resultados aplicáveis, e para avaliar o conhecimentos precisamos ter. O volume de conhecimento e de vivencias nas rotinas de trabalho é o laboratório de teste para aplicarmos no mercado idéias e projetos com riscos minimizados.
Compreendendo esse fundamento entendemos que o profissional é fator indispensável par se atingir o resultado. Como conquistamos qualquer resultado se não temos um profissional apto e capaz de executar as tarefas direcionadas, só atingem o êxito aqueles que treinam, treinam e treinam novamente e continuam treinando todos os dias em cada ação uma nova experiência. Esse fato tão simples nos leva a ter ações a serem aplicadas!
Profissionais qualificados para executar ações de transformação em produto, conseguem agregar valores, elevando margens de lucro, reduzindo custos, criando qualidade e gerando satisfação, fidelizando seus clientes através de produtos únicos adaptados a satisfação do consumidor.
Para se ter preço e necessário ter qualidade, isso é fator básico para qualquer produto no mercado, a qualidade e fator essencial para se agregar valor a um produto, mas no mercado das carnes esse fator não é diferente, mas é possível ser diferenciado agregar qualidade, com preço justo, a definição para preço justo é referencial  para               preço X qualidade. Com uma subdivisão de produto e qualidade criamos um MIX de produtos  qualidade X produto e atingimos várias camadas sociais e com isso temos  preços  compatíveis com a qualidade sem margem elevadas pela quebras e percas setoriais. O consumidor entende quem um produto de baixa qualidade é um produto ruim, mas  no mercado das carnes a duas interpretação, pode ser carnes de má qualidade ou de baixa  qualidade.
A de má qualidade são carnes com sebo, pelancas, excessos de nervos, gorduras, ossos, sem coloração adequada, produtos trocados intencionalmente ou até mesmo com mau cheiro.
A de baixa qualidade é um produto sem maciez com textura rígida e de baixa suculência, tanto nos cortes nobres quanto nas carnes de panelas, porque para cada produto há uma expectativa a ser desenvolvida no conceito de cada cliente, identificar essa qualidade é o papel do profissional, o qual de estar apto a desenvolver produtos para cada cliente, dando preço justo a sua qualidade oferecida. Oferecendo assim ao consumidor um produto dentro do seu conceito de qualidade X preço. Com preço justo temos produtos diferenciados junto consumidor; criando assim um MIX de baixo custo que pode ser promovido como atrativo ao cliente para visitar a loja conhecendo produtos e loja através do preço divulgado, o qual por ser de baixo custo tem em si uma alta qualidade agregada ao produto através do corte.
Entendemos que quando temos o profissional. Temos o produto trabalhado e quando temos o produto trabalhado; temos a remoção das quebras e o aumento da qualidade e um MIX de produtos diferenciados a baixo custo elevando assim as margens de lucro, produtos atrativos e margens garantidas.
O treinamento e qualificação destes profissionais é fator decisivo para a construção de uma base; para a estruturação dos cortes e formação estratégica em ações operacionais junto ao consumidor, mas como gerar a formação adequada destes profissionais? Voltamos ao ponto da aquisição do conhecimento para a formação do profissional para isso dividimos a formação em etapas de treinamentos entre teóricas e praticas.
Teóricas em visão comportamental sobre o mundo das carnes suas obrigações e responsabilidades, visão e careira.
Praticas o quanto estou disposto a investir; atendimento, auxiliar de açougue, técnico em reposição, manipulador de cortes, dessoçador, encarregado de área, encarregados de setor, gerentes de açougue e supervisores de ações em carnes.
São nove área distintas na formação e especialização profissional; o primeiro fator é entender que a carga de conhecimentos teórica e as ações praticas para a qualificação do profissionais; tornando-o apto a executar a função desejada; leva-se de dois meses a dois anos em fases de qualificação.  A qualificação de um profissional pode-se levar até dois meses. 
Aqui temos um problema enfrentado hoje pelas empresas que manipulam carnes para venda direta ao consumidor é sobre a formação e qualificação profissional, tempo gasto e dinheiro investido para se ter o profissional, e quando estamos perto de atingir uma qualificação perdemos o profissional para outra empresa ou outra função jogando todo o trabalha por terra, entendemos que os custo e prejuízos gerados na qualificação deste profissional é elevado, prejuízos pela falta de habilidades adequadas na área de corte, falte de conhecimento para lidar com situações frente aos clientes, falta de conhecimento em todos os seguimentos do açougue e essas ações geram percas e prejuízos muitas vezes irreparáveis.
Os cursos técnicos dados por instituições como o SENAC são de custos elevados o que dificulta sua viabilidade com baixos resultados, outras instituições têm dados cursos sobre manipulação com baixo teor de conteúdo ou para profissionais que já atuam na área, é necessária a formação de profissionais aptos com o mínimo de formação profissional para iniciante na carreira; conhecedor das normas sanitárias e formação em atendimentos seguindo a um nível de qualificação superior em formação para açougue.  Como proceder para formar os profissionais na área de açougue.
 Entramos em uma área delicada aonde e necessária a formação de parcerias para a qualificação profissional supervisionada, precisamos da criação de um selo de qualidade para a formação profissional. E para esse selo e necessário a parceria com três instituições essenciais  SEBRAE, ANVISA, APAS.
 A parceria com essas instituições dão aval a qualidade dos serviços e garantem a divulgação às fontes que utilizaram os serviços destes profissionais.
SEBRAE garante a qualidade dos cursos em atendimento junto a capitação dos profissionais e sua qualificação para o mercado de trabalho. 
ANVISA garante a qualidade do conteúdo e a fonte das informações para os profissionais na área de manipulação, corte e exposição dos produtos.
APAS e a garantia da excelência em serviços prestados para as redes de supermercados, viabilizando a fusão e a contratação destes profissionais para as redes; com a garantia da sua capacitação como profissional apto para exercer a função para qual está sendo contratado.
Os profissionais formados são direcionados para as redes credenciadas ( taxas) junto ao CD para a qualificação profissional, esse núcleo de formação tem extenso volume de manipulação de carnes o que dá as condições necessárias para o treinamento dos profissionais.
A parte de captação dos profissionais junto ao mercado de trabalho passa a ser por conta do CD dando treinamento de acordo com cada função a ser exercidas nas redes e dos mesmos profissionais passam a ser exigido os novos cursos de acordo com cargos a serem concorridos ou promoções oferecidas pelas empresas.
Até aqui desenvolvemos características do CD. Uma das dez partes do DISTRIBUIDOR MÁSTER centro de fusão das ações em açougue. Nosso foco é utilizar o núcleo do CD como matriz operacional para desenvolver ações de aproveitamento total na manipulação para o mercado das carnes, não só como centro de capacitação e qualificação profissional, mas desenvolvendo a excelência no mercado das carnes.


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