PROJETO DE FUSÃO
NAS AÇÕES DO AÇOUGUE
Tenho observado duras e
terríveis realidades na área das carnes no setor varejista ao longo de três
décadas na vivencia das rotinas de trabalho. O descaso pelo cliente e pela
qualidade dos produtos oferecidos, desde a higiene básica a qualidade da carne
entregue ao cliente. Vi pequenas empresas se tornarem milionárias e vi empresas
milionárias falirem frente ao mercado consumidor, se sucumbirem como um grande
gigante caindo pelas suas ações e comportamentos diante de um comercio que vive
uma grande batalha pela sobrevivência dos seus produtos e para que suas
empresas se tornem aptas e capazes de
responder a cada contra golpe da concorrência.
Hoje olho para trás e vejo
que temos nos tornados profissionais do varejo das carnes cheio de paradigmas,
medos e frustrações perdidos em meios as ações necessárias para viabilizar um
conceito de satisfação em seus clientes. Paradigmas, por que não conseguimos
quebrar o conceito de vender carne no setor de açougue em supermercado. Traumas
e percas, falta de profissionais qualificados, dificuldades com a manipulação
adequadas aos produtos, baixas margens de lucros e altas margens de percas
levam as redes de supermercados a rever o setor de açougue e forma de trabalho,
implantar o auto-atendimento padrão europeu parece ser o caminho para a solução
dos problemas, mas arrumamos outro a falta de contato com o cliente acostumado
com um padrão cultural na forma de serem atendidos, a falta de profissionais
aptos e capazes de criar um produto atrativo e de qualidade, a falta da
reposição adequada elevam as quebras, a falta dos produtos quebram as vendas,
resultados de hoje produtos com altos preços embutido e baixos volumes de
vendas com péssimos resultados por tique médio, tem se um grande volume de
cliente com um baixíssimo volume de vendas em carnes resfriadas no setor de
açougue.
Mudar todos esses conceitos e
valores implantados por péssimos resultados e varias tentativas frustradas
buscando resultados ao longo do tempo;
cria uma praticidade imposta pela necessidades das empresa e insatisfação dos
clientes na aquisição dos produtos oferecidos.
A formula esta correta apenas a mistura dos ingredientes estão erradas
misturamos, misturamos , e a massa não cresce apenas endurece, o que está errado
a forma como colocamos o produto. Observe cheguei ao mercado para comprar um
carré suíno congelado ele estava em pedaço agora vou precisar comprar uma serra
para cortar o carré em casa! A empresa tem um produto que oferece N resultados
e N insatisfações e um baixo índice de satisfação pessoal oferecida ao cliente.
Precisamos alinhar três
necessidades básicas! Preço, qualificação e qualidade como fator resultante
atingiremos a satisfação dos clientes, o resultados nas vendas e nas margens de
lucro e como conseqüência a satisfação profissional.
Precisamos entender que a
base e o fundamento de todo bom desempenho está centrada na capacidade de
produzir resultados, a capacidade de produzir resultados está centrada na
capacidade de avaliar informações
transformando-as em resultados aplicáveis, e para avaliar o conhecimentos
precisamos ter. O volume de conhecimento e de vivencias nas rotinas de trabalho
é o laboratório de teste para aplicarmos no mercado idéias e projetos com
riscos minimizados.
Compreendendo esse fundamento
entendemos que o profissional é fator indispensável par se atingir o resultado.
Como conquistamos qualquer resultado se não temos um profissional apto e capaz
de executar as tarefas direcionadas, só atingem o êxito aqueles que treinam,
treinam e treinam novamente e continuam treinando todos os dias em cada ação
uma nova experiência. Esse fato tão simples nos leva a ter ações a serem
aplicadas!
Profissionais qualificados para
executar ações de transformação em produto, conseguem agregar valores, elevando
margens de lucro, reduzindo custos, criando qualidade e gerando satisfação, fidelizando
seus clientes através de produtos únicos adaptados a satisfação do consumidor.
Para se ter preço e
necessário ter qualidade, isso é fator básico para qualquer produto no mercado,
a qualidade e fator essencial para se agregar valor a um produto, mas no
mercado das carnes esse fator não é diferente, mas é possível ser diferenciado
agregar qualidade, com preço justo, a definição para preço justo é
referencial para preço X qualidade. Com uma
subdivisão de produto e qualidade criamos um MIX de produtos qualidade X produto e atingimos várias
camadas sociais e com isso temos preços compatíveis com a qualidade sem margem
elevadas pela quebras e percas setoriais. O consumidor entende quem um produto
de baixa qualidade é um produto ruim, mas
no mercado das carnes a duas interpretação, pode ser carnes de má
qualidade ou de baixa qualidade.
A de má qualidade são carnes
com sebo, pelancas, excessos de nervos, gorduras, ossos, sem coloração
adequada, produtos trocados intencionalmente ou até mesmo com mau cheiro.
A de baixa qualidade é um
produto sem maciez com textura rígida e de baixa suculência, tanto nos cortes
nobres quanto nas carnes de panelas, porque para cada produto há uma
expectativa a ser desenvolvida no conceito de cada cliente, identificar essa
qualidade é o papel do profissional, o qual de estar apto a desenvolver produtos
para cada cliente, dando preço justo a sua qualidade oferecida. Oferecendo
assim ao consumidor um produto dentro do seu conceito de qualidade X preço. Com
preço justo temos produtos diferenciados junto consumidor; criando assim um MIX
de baixo custo que pode ser promovido como atrativo ao cliente para visitar a
loja conhecendo produtos e loja através do preço divulgado, o qual por ser de
baixo custo tem em si uma alta qualidade agregada ao produto através do corte.
Entendemos que quando temos o
profissional. Temos o produto trabalhado e quando temos o produto trabalhado;
temos a remoção das quebras e o aumento da qualidade e um MIX de produtos
diferenciados a baixo custo elevando assim as margens de lucro, produtos
atrativos e margens garantidas.
O treinamento e qualificação
destes profissionais é fator decisivo para a construção de uma base; para a
estruturação dos cortes e formação estratégica em ações operacionais junto ao
consumidor, mas como gerar a formação adequada destes profissionais? Voltamos
ao ponto da aquisição do conhecimento para a formação do profissional para isso
dividimos a formação em etapas de treinamentos entre teóricas e praticas.
Teóricas em visão
comportamental sobre o mundo das carnes suas obrigações e responsabilidades, visão
e careira.
Praticas o quanto estou
disposto a investir; atendimento, auxiliar de açougue, técnico em reposição,
manipulador de cortes, dessoçador, encarregado de área, encarregados de setor,
gerentes de açougue e supervisores de ações em carnes.
São nove área distintas na
formação e especialização profissional; o primeiro fator é entender que a carga
de conhecimentos teórica e as ações praticas para a qualificação do
profissionais; tornando-o apto a executar a função desejada; leva-se de dois meses
a dois anos em fases de qualificação. A
qualificação de um profissional pode-se levar até dois meses.
Aqui temos um problema
enfrentado hoje pelas empresas que manipulam carnes para venda direta ao
consumidor é sobre a formação e qualificação profissional, tempo gasto e
dinheiro investido para se ter o profissional, e quando estamos perto de
atingir uma qualificação perdemos o profissional para outra empresa ou outra
função jogando todo o trabalha por terra, entendemos que os custo e prejuízos
gerados na qualificação deste profissional é elevado, prejuízos pela falta de
habilidades adequadas na área de corte, falte de conhecimento para lidar com
situações frente aos clientes, falta de conhecimento em todos os seguimentos do
açougue e essas ações geram percas e prejuízos muitas vezes irreparáveis.
Os cursos técnicos dados por
instituições como o SENAC são de custos elevados o que dificulta sua
viabilidade com baixos resultados, outras instituições têm dados cursos sobre
manipulação com baixo teor de conteúdo ou para profissionais que já atuam na
área, é necessária a formação de profissionais aptos com o mínimo de formação
profissional para iniciante na carreira; conhecedor das normas sanitárias e
formação em atendimentos seguindo a um nível de qualificação superior em
formação para açougue. Como proceder
para formar os profissionais na área de açougue.
Entramos em uma área delicada aonde e
necessária a formação de parcerias para a qualificação profissional
supervisionada, precisamos da criação de um selo de qualidade para a formação
profissional. E para esse selo e necessário a parceria com três instituições
essenciais SEBRAE, ANVISA, APAS.
A parceria com essas instituições dão aval a
qualidade dos serviços e garantem a divulgação às fontes que utilizaram os
serviços destes profissionais.
SEBRAE garante a qualidade
dos cursos em atendimento junto a capitação dos profissionais e sua
qualificação para o mercado de trabalho.
ANVISA garante a qualidade do
conteúdo e a fonte das informações para os profissionais na área de
manipulação, corte e exposição dos produtos.
APAS e a garantia da excelência em serviços prestados para as
redes de supermercados, viabilizando a fusão e a contratação destes
profissionais para as redes; com a garantia da sua capacitação como
profissional apto para exercer a função para qual está sendo contratado.
Os profissionais formados são direcionados para as redes
credenciadas ( taxas) junto ao CD para a qualificação profissional, esse núcleo
de formação tem extenso volume de manipulação de carnes o que dá as condições
necessárias para o treinamento dos profissionais.
A parte de captação dos profissionais junto ao mercado de
trabalho passa a ser por conta do CD dando treinamento de acordo com cada
função a ser exercidas nas redes e dos mesmos profissionais passam a ser
exigido os novos cursos de acordo com cargos a serem concorridos ou promoções
oferecidas pelas empresas.
Até aqui desenvolvemos características do CD. Uma das dez
partes do DISTRIBUIDOR MÁSTER centro de fusão das ações em açougue. Nosso foco
é utilizar o núcleo do CD como matriz operacional para desenvolver ações de
aproveitamento total na manipulação para o mercado das carnes, não só como
centro de capacitação e qualificação profissional, mas desenvolvendo a
excelência no mercado das carnes.
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