É sempre delicado falar em atendimento e satisfação ao cliente, o difícil não é tratar com pessoas e sim com suas emoções, por isso gostaria de deixar claro que não sou expert no assunto, mas de forma singular segundo aquilo que tenho oferecido aos clientes ao longo da minha carreeira profissional é que gostaria de compartilhar com vocês, aqui o segundo ponto depois que o cliente entra na loja, uma visão da continuidade sobre o convite feito a ela para vir nos conhecer.
Atendimento e a satisfação do cliente
Quando penso em atendimento e satisfação da uma reviravolta em minha mente, tipo 360 º! Fico doido, e já penso gastamos uma fortuna em propaganda, estrutura, qualificação profissional, estrutura operacional com os melhor profissionais para fazer cotações, supervisionar produção, fiscalizar qualidade de produtos e serviços e outra centenas de coisas para criar um impacto no cliente e fazer com que ele tenha novas experiências e prazer em suas compras junto a empresa (salão de festa).
O quanto tudo isso gera de impacto no custo final do produto? E mesmo assim ele decide pagar por ele e veem a loja e quando chega, o “Atendimento” é o primeiro ponto de contato com o consumidor , aquele que decidiu deixar sua casa e vir a loja, passar por vários estabelecimentos, pagar por todo o custo que um produto tem agregado em se, para dar a oportunidade de podermos gerar em sua vida uma nova experiências de satisfação, durante a compra de um produto ou conjunto. Agora cada detalhe ira contribuir para que isso aconteça.
Atendimento é o ponto de contato, olho no olho, mas o atendimento e só receber o produto das mãos de alguém e olhar em seus olhos e dizer: Obrigado! Volte sempre!?
Atendimento é um conjunto de qualidades desenvolvido pelo jeito de ser e viver de uma empresa, que traz em se a mente, comportamento e emoções dos seus lideres, essa pessoas que agora tem um formato de uma pessoa, á “pessoa jurídica” , mas quem é essa Pessoa jurídica que veio até a mim através da mídia ou do aval, aquele que deu sua palavra de garantida, palavra empenhorada pela pessoa próxima a mim. O peso e a responsabilidade de entender a confiança a mim entregue quando ele me indicou ou quando decidiram confiar em minha palavra dada através da propaganda.
É esse conjunto de responsabilidade que chamo de atendimento, responsabilidade assumida pela pessoa jurídica ao oferecer um convite para que eu venha até a sua casa, para participar da sua festa, satisfação e novas experiências é o que todos nos esperamos ao visitar alguém, ou você vai na casa de alguém para ser ofendido? Ainda mais pagando! Quando vamos na casa de alguém o ambiente e sempre de festa, alegria e satisfação, e todos tem sempre uma novidade ou algo a oferecer.
Quando penso em atendimento a minha mente se enche de satisfação, pois atendimento é ser recepcionado por pessoas que desejam sua presença e querem te encher de alegria e satisfação, te deixar satisfeito, completo naquilo que você buscava. Sempre dialogo, relacionamento, respeito e confiança, isso ira gerar vínculos de cumplicidades de interesses.
O atendimento começa quando vejo o anuncio, passa pela portaria e estaciona o carro, passa pela porta e vê uma expressão de felicidade e ouve um bom dia! Vai até as prateleiras e encontra o produto que procurava a um preço justo, competitivo ao mercado, mas quando olho para o lado observo que tem novos produtos, diferenciados que apesar de serem mais caros ou de menor preço criam em mim o desejo de consumo, de experimentar algo novo, agradável de bom paladar.
Indo ao horte sinto o cheirinho de frutas frescas, da terra ou da água impregnado nas cascas mostrando o frescor despertando o paladar, as cores vivas e a arrumação me mostram o cuidado e preocupação com o processo de manipulação.
Indo a padaria o desejo e ansiedade só aumenta com o cheirinho do pão quentinho, casquinha crocante, que já me dá vontade de tirar um pedacinho, aqui mesmo. Vejo tantas coisas gostosas, aqueles bolinho que lembra a casa da vovó, humm! Aquele pão de queijo que o vovô adorava com café quentinho.
Indo ao setor açougue de vejo cortes nobres e diferenciado, bem expostos, cores vivas que mostram o frescor, vejo cortes que não encontro em qualquer lugar, em minha mente já penso: Nossa não vejo isso em qualquer lugar quando me der vontade de comer sei que aqui tem uma boa variedade. Apesar dos cortes nobres e carnes especial, vejo uma grande variedade de cortes de panela, para molhos e refogados, até alguns beef’s com preços mais acessíveis, sei que não tem a mesma qualidade, mas é final de mês e preciso economizar um pouco, gostei daqui por causa da variedade e bons preços vão me ajudar muito.
Agora me dirijo ao caixa com um sorriso no rosto e um tom de voz agradável escuto, seja bem vindo! Espero que tenho encontrado tudo que procurava. Dirijo-me ao meu carro com um sensação de satisfação. Penso comigo apesar de não haver grandes diferenças de preços, encontrei bons produtos a um preço justo, de boa qualidade, e aqui é muito gostoso o ambiente as pessoas parecem estar felizes o tempo todo, mas é quando chego em casa comendo aquele pão quentinho com carne moída e uma refri bem gelado desfrutando de um paladar delicioso e que decido. vou comprar só aqui neste lugar.
Hoje passo em frente a vários hiper, deixando os pequenos comércios perto de casa só par ir lá fazer as minhas compras me sinto em casa ou como se estive se na casa de um amigo.
Assim é que entendo atendimento e satisfação, a responsabilidade do atendimento não é de quem está no setor ela é apenas um complemento que ira proporcionar uma melhor experiência ao cliente e viabilizar uma proximidade das necessidades e anseios. Dentre essas podemos agregar treinamento de qualificação e capacitação profissional que iram completar o quadro e suas necessidades.
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