O cartão de visita- Um convite a conhecer a loja, como apresenta lá ao cliente.
Quando vejo panfletos promocionais de supermercados ou lojas penso logo em um pequeno cartão de visitas me fazendo um convite a conhecer a empresa.
Um convite é sempre feito as pessoas especiais que participam ou que queremos que faça parte das nossas vidas ou da vida da empresa. Quando fazemos isso sempre queremos oferecer algo especial, seja em produtos ou preços, e para isso corremos igual a um louco em busca de um diferencial, isso, exatamente! Um diferencial em meio a um mundo que se tornou tão pequeno com a globalização os mega e hiper se tornaram agora vizinhos de quintal.
Como criar um diferencial em meio a grande concorrência de mercado nos dias de hoje, aonde muitas vezes nossos concorrentes são os próprios fornecedores, como agiremos? Muitos em busca desse diferencial vendem produtos sem margens outros vão a loucura e vendem com prejuízos para fazer um atrativo e acabam colocando a corda no pescoço ao longo dos dias.
Aqui gostaria de ressaltar a criatividade como força motor, impulsionadora. Como todo bom brasileiro agora é hora do jeitinho brasileiro no bom sentido, a isca certa para o cliente certo, observar e criar é a grande alternativa na hora de entender o que é preciso, não esquecendo do que agrada e satisfaz.
Falando do setor de açougues - Criar “preços” com diferencial é possível? É possível duas lojas comprarem bois do mesmo fornecedor e ainda assim a loja A ter uma margens superior oferecendo qualidade superior e de brinde alcançar maior proximidade na satisfação do cliente. O que você como profissional do setor acha? Como é possível alcançar esse resultado?
Antes de falar sobre esse assunto quero abrir uma observação aqui, vemos que o grande diferencial em vendas e atrativos para trazer os clientes a loja é preço diferenciado, seguido de qualidade no produto oferecido, o preço arrasta multidões através da cidade de um canto a outro fazendo filas pelas madrugadas, mais que nunca hoje as condições para isso são restritas, ainda possibilita gerar resultados em outros setores da loja.
Preço baixo seguido de qualidade é o sonho dos consumidores para toda promoção, e na verdade nem todos seguem essa regra e muito ficam devendo na qualidade, como diz o ditado quem vê cara não vê coração, o barato sai caro então precisamos observar que tem muito gato escaldado, e hoje todos tem medo de água fria para isso precisamos traz-lós e mostrar CONFIANÇA no que temos oferecido no setor de açougue.
O diferencial nas margens de lucratividades que proporcionam preços baixos para efetivar promoções com diferenciais de preços frente a concorrência é pautado na redução das perdas, as perdas refletem o preço final do produto, sebo, osso e seus referidos percentuais veem da genética animal, mas a qualidade dos cortes que efetuam a desossa, limpeza e cortes para exposição reduzem essa perda, melhorando as margens finais proporcionando melhores rendimentos.
As exposições dos produtos é essencial na melhoria das margens de lucratividade, como? Efetivando melhor posicionamento e produção dos produtos, destaques a produtos com melhores margens %, Produtos de consumo diários de alta rotatividade e produtos que estão sempre em promoção são caminho para levar o cliente a produtos diferenciados e de melhor qualidade, consequentemente produtos com melhores margens.
Trabalhar o produto e suas condições para se ter melhores margens cria um diferencial em vários pontos que atinge a satisfação do cliente, diferencial de preço- você tem preços diferenciados sobre a concorrência, qualidade superior, produtos exclusivos, maior variedades de produtos e por fim sua satisfação. Você tem em sua loja um strogonoff suíno, beef de filét de peito ou um corte bovino com osso o qual já aproveita para reduzir perda. O cliente chegar no balcão é pedir para cortar um filét de frango em beef é uma necessidade, ter na exposição é despertar um desejo, levar o cliente a pensar este lugar é diferente.
Esses conceitos ajudam você a criar um diferencial sobre a concorrência, assim você tem como oferecer muitas vantagens a mais começando com preços melhores mantendo margens superiores, para trazer o cliente até a loja, infelizmente nada melhor para se trazer o consumidor a loja do que preço, pelo preço eles atravessam a cidade a nado e em muitos lugares por nada, faça a diferença e surpreenda-os com produtos de melhor qualidade. Ofereça mais por menos e ainda sai ganhando.
Preço ainda é com toda certeza a primeira ambição do cliente ao vir a loja e para os que primam por qualidade ofereça qualidade superior por preços mais acessíveis isso vai surpreendê-los.
É com amor e prazer que escrevi aqui algumas palavras com a minha visão sobre o setor de açougue no geral, o qual voou dividir em varias etapas desde como trazer o cliente a loja até a satisfação ao consumo do produto em sua mesa.
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