FRANQUIA PROJETO MASTER
CRIANDO UMA AUTO-IMAGEM DO
FRANQUEADOR E FRANQUEADOS
Tenho criado ao longo de trinta anos no mercado das carnes,
no comercio varejista algumas idéias de
negócios, as quais foram criadas para suprir necessidade na prestação de serviços
ao mercado das carnes.
Tenho procurado ser um empreendedor e estar atento às novidades e, acreditando no potencial de novos negócio, venho propondo uma inovação na forma de vender carnes , no processo tenho criado novos produtos e uma nova forma de oferecer produtos e serviço para um nicho do mercado.
Tenho procurado ser um empreendedor e estar atento às novidades e, acreditando no potencial de novos negócio, venho propondo uma inovação na forma de vender carnes , no processo tenho criado novos produtos e uma nova forma de oferecer produtos e serviço para um nicho do mercado.
O império das carnes é um projeto de gestão comercial, criando ações de economia nos custos operacional com redução das percas.
Transformar uma empresa em uma rede de franquias é um passo
que precisa ser avaliado com bastante rigor. “Não é qualquer empresa que está
pronta para dar esse passo.
Antes de dar esse passo, a empresa tem que estar devidamente estruturada para iniciar o processo, essa avaliação é feita por meio de um estudo estratégico. Alguns fatores do negócio são avaliados: os controles financeiros, em que momento de desenvolvimento a empresa está, a capacidade de produção, diferenciais do negócio, o quanto de conhecimento o proprietário tem do negocio e avaliação financeira de um futuro possível franqueado.
Antes de dar esse passo, a empresa tem que estar devidamente estruturada para iniciar o processo, essa avaliação é feita por meio de um estudo estratégico. Alguns fatores do negócio são avaliados: os controles financeiros, em que momento de desenvolvimento a empresa está, a capacidade de produção, diferenciais do negócio, o quanto de conhecimento o proprietário tem do negocio e avaliação financeira de um futuro possível franqueado.
A análise financeira de um futuro franqueado é feita para
estimar qual será o investimento inicial necessário, qual será o retorno mensal
e quanto de royalties o franqueador poderá cobrar.
O próximo passo é buscar franqueados no mercado, avaliar onde será lançada a franquia, bem como qual é o perfil dos futuros franqueados, também é fundamental para que a operação seja bem sucedida.
A principal etapa para estruturar uma operação de expansão de negócio para uma rede de franquias acontece depois dos estudos prévios e da elaboração dos manuais da franquia. “O empresário precisa cuidar da gestão da franquia. É isso que vai fazer o negócio se manter”. A chave do sucesso é o empresário garantir que todo o suporte e treinamento adequado serão dados aos franqueados. E continuaremos frisando o quão importante é ter uma equipe capacitada exclusivamente para isso. “Não é qualquer empresa que está pronta para dar esse passo. Ela precisa estar madura”.
Um dos maiores obstáculos para novos empreendimentos é o capital inicial para investir no negócio. Muitas vezes, o sonho de empreender é barrado neste estágio.
As micro franquias, com investimento inicial até R$ 50 mil, são uma alternativa viável para quem tem pouco capital. A tendência é que o segmento de micro franquias continue crescendo. A “franquia profissionaliza o negócio e ajuda a manter a clientela”.
Foram detectados no segmento de serviços um espaço a ser preenchido por micro franquias. Aproveitando um espaço no mercado dos investidores pela busca de uma franquia viável de alta aceitação junto aos consumidores de fácil manipulação e com um Mix de produtos e suporte operacional exclusivos. Uma franquia de baixo custo com investimento inicial de no máximo R$ 24 mil que pode ser dividida em 24x. “Aqui no Brasil franquia é sinônimo de altos investimentos. Eu pensava ‘que raios de pequenas empresas são essas que precisam de investimento de R$ 1 milhão para começar em um mercado que o comercio na sua maioria atinge 30.000,00 em vendas diárias’?”.
A uma grande busca no mercado por investimento inicial também que não ultrapassa R$ 50 mil. “Percebi que tínhamos entrado em um nicho novo de negócio.
“O setor de prestação de serviços hoje é uma das franquias de maior procura e abre muitas portas para esse tipo de negócio. Em geral são franquias home based, cujo investimento inicial é reduzido. Notamos que a Classe C, cujo crescimento no país é cada vez maior, está com capital e investe nesse tipo de negócio”, analise “Temos no Brasil um público disposto a pagar por atendimento de primeiro mundo. Com franquias de prestação de serviço nós conseguimos profissionalizar essa atividade e suprir a demanda”.
Boa parte dos
franqueados trabalharam com custos reduzidos de pessoal pela facilidade Na
manipulação do produto, um dos requisitos básicos é ter um comercio para
iniciar as operações. Apesar de o investimento inicial ser pequeno, é
importante não confundir micro franquia com baixa rentabilidade. “Temos muitos
exemplos, como o de alguns franqueados que chega a faturar valores consideráveis”.
Antes de investir em uma franquia, pesquise bastante sobre o franqueador, mercado e o produto ou serviço a ser disponibilizado. Outra dica é conversar com franqueados para saber quais as vantagens e dificuldades do negócio.
Existem vários setores no mercado onde as franquias são a alternativa para os empreendedores que buscam ser seu próprio chefe.
Antes de investir em uma franquia, pesquise bastante sobre o franqueador, mercado e o produto ou serviço a ser disponibilizado. Outra dica é conversar com franqueados para saber quais as vantagens e dificuldades do negócio.
Existem vários setores no mercado onde as franquias são a alternativa para os empreendedores que buscam ser seu próprio chefe.
Se você planeja ser mais um integrante desta categoria, confira outros profissionais que tinham o mesmo desejo e conseguiram torná-lo real e conquistaram seu sonho.
Desejos, conhecimentos e visões fizeram com que empresários conquistassem o sucesso em seus negócios e ainda planejassem os passos futuros no empreendedorismo.
Oferecer produtos de alta qualidade, apoiado pelo renome da empresa e seus produtos, viabiliza a entra na área comercial, onde já esta sendo comercializados vários produtos da área alimentação. Só faz com que a idéia e a escolha de abrir uma franquia da marca........... fosse facilitada.
Vendo em que área da cidade seria o local mais indicado para abrir um novo negócio, optamos pelo......... para abrigar o empreendimento. “O cliente é diferenciado, pois busca um atendimento rápido e dinâmico por não ter muito tempo para ficar buscando opções. Como a Império das carnes chama atenção pelos detalhes, fica mais fácil negociar e conquistar o cliente.
Trabalhar com uma franquia, mesmo com baixo custos para se abrir um negócio, não deixam de ser investimento de alto rentabilidade a onde podemos direcioná-la para um público exclusivo, mais receoso e cauteloso. “A marca precisa ser mais conhecida para se investir em uma franquia de luxo e requinte. Mesmo assim, os empresários vêm possibilidades de adquirir franquia do Império das carnes. “Através de uma loja podemos fazer os clientes conhecerem os produtos e aumentar a credibilidade da empresa junto ao mercado..
Para conheceram melhor a proposta da empresa, os futuros franqueados passaram por um treinamento, sem compromisso, e optaram por abrir uma franquia desta rede.
FRANQUEADOR MÁSTER FUSÃO DE INTERESSES 2
Utilizando a estrutura
MULTIPLIQUE SEUS CONHECIMENTOS E AMPLIE SEUS VALORES COM UMA NOVA VISÃO DO MERCADO CONSUMIDOR.
Atingindo o potencial
da rentabilidade total
As redes de super mercado hoje enfrentam a falta de mão de obra qualificada em carnes, e a falta desse profissional leva a contratação de mão de obra sem a experiência necessária, o que gera outros problemas, sem a supervisão necessária.
Como enfrentar essa situação? A falta do conhecimento e da capacitação gera percas desnecessárias, uma exposição dos produtos sem qualidade, deficiências nos cortes, a falta de manipulação adequada dos produtos e em conseqüência a sua péssima conservação, insatisfação dos clientes gerando percas incalculáveis e danos irreparáveis a imagem da empresa.
Tem o alto custo do profissional, que ainda traz um contesto consigo, que quando é bom atendente possuidor da habilidade do corte o qual gera satisfação, nem sempre é um bom desossador ou repositor ou vise e versa.
Agora remova esse profissional e troque por um atendente treinado para dar satisfação ao cliente.
Apto a ver as necessidades do cliente.
Apto a vender mais.
Comunicativo.
Salários menores, com qualidades direcionadas para atendimento, tornando-se mais eficiente na função destinada a custos menores.
Custos menores também em direitos trabalhista e impostos.
Agora remova os funcionários de fundo repositor, desossador, manipuladores de produtos.
Remova as perca dos cortes que transformam carnes de 1ª em retalhos e as insatisfações dos clientes pelos produtos mal cortados.
Remova Percas de balanços.
Agora remova perca dos produtos por excesso de estocagem e falta de manipulação adequada.
Agora você tem o controle da estocagem de produtos, além de evitar custos desnecessários com mercadoria parada.
Redução no quadro de colaboradores.
Economia na folha de pagamento e impostos.
Praticidade no gerenciamento do quadro de colaboradores.
Aumento na satisfação dos consumidores pelo atendimento e na qualidade dos cortes e variedades de produtos.
Produtos trabalhados visualizando a satisfação do cliente em:
Cortes especiais com alto padrão na qualidade dos cortes.
Aparência visual dos produtos trabalhados para chamar a atenção do cliente em um marketing visual.
Variedades de produtos com cortes especiais, visando atender a necessidade dos clientes em variedades, que visam chegar mais próximo da necessidade de cada cliente, gerando também mais vendas e a satisfação na qualidade dos produtos.
Praticidade na reposição dos produtos e Agilidade no atendimento aos clientes.
Praticidade na higiene e manipulação dos produtos.
Economia em produtos de limpeza, higiene, produtos de manipulação e uniformes.
Produtos fracionados prontos para exposição.
Entregas diárias que garante produtos frescos com maior qualidade e vida útil.
Margens de lucro garantidas. Riscos e percas eliminada.
Supervisão especializada, qualificação da mão de obra com orientação técnica.
Mix com uma extensa variedade para promoções, ajustando à compra e evitando o volume de produtos desnecessários para a promoção, evitando também o anúncio da mesma promoção por repetidas vezes.
Mix de produtos de baixo custo para anuncio de TV, para impacto sobre o cliente a moda arrastão.
É hora de medir custo beneficio, percas e ganhos.
É um novo tempo em vendas de produtos direcionados.
Atendendo necessidades especificas tornando-se personalizados
Quanto mais próximo da necessidade mais fácil da venda.
Quanto mais satisfeito mais se tornam fieis.
Apto a vender mais.
Comunicativo.
Salários menores, com qualidades direcionadas para atendimento, tornando-se mais eficiente na função destinada a custos menores.
Custos menores também em direitos trabalhista e impostos.
Agora remova os funcionários de fundo repositor, desossador, manipuladores de produtos.
Remova as perca dos cortes que transformam carnes de 1ª em retalhos e as insatisfações dos clientes pelos produtos mal cortados.
Remova Percas de balanços.
Agora remova perca dos produtos por excesso de estocagem e falta de manipulação adequada.
Agora você tem o controle da estocagem de produtos, além de evitar custos desnecessários com mercadoria parada.
Redução no quadro de colaboradores.
Economia na folha de pagamento e impostos.
Praticidade no gerenciamento do quadro de colaboradores.
Aumento na satisfação dos consumidores pelo atendimento e na qualidade dos cortes e variedades de produtos.
Produtos trabalhados visualizando a satisfação do cliente em:
Cortes especiais com alto padrão na qualidade dos cortes.
Aparência visual dos produtos trabalhados para chamar a atenção do cliente em um marketing visual.
Variedades de produtos com cortes especiais, visando atender a necessidade dos clientes em variedades, que visam chegar mais próximo da necessidade de cada cliente, gerando também mais vendas e a satisfação na qualidade dos produtos.
Praticidade na reposição dos produtos e Agilidade no atendimento aos clientes.
Praticidade na higiene e manipulação dos produtos.
Economia em produtos de limpeza, higiene, produtos de manipulação e uniformes.
Produtos fracionados prontos para exposição.
Entregas diárias que garante produtos frescos com maior qualidade e vida útil.
Margens de lucro garantidas. Riscos e percas eliminada.
Supervisão especializada, qualificação da mão de obra com orientação técnica.
Mix com uma extensa variedade para promoções, ajustando à compra e evitando o volume de produtos desnecessários para a promoção, evitando também o anúncio da mesma promoção por repetidas vezes.
Mix de produtos de baixo custo para anuncio de TV, para impacto sobre o cliente a moda arrastão.
É hora de medir custo beneficio, percas e ganhos.
É um novo tempo em vendas de produtos direcionados.
Atendendo necessidades especificas tornando-se personalizados
Quanto mais próximo da necessidade mais fácil da venda.
Quanto mais satisfeito mais se tornam fieis.
Franqueador máster Regional
O franqueador oferecera:
Qualificação profissional
Cursos profissionalizantes
Qualificação técnica
Terceirização
Atacado
Varejo
Casa de carne online
As franquias podem ser abertas em:
Mercearia
Casa de carnes
Supermercados
Regional
PROJETO DE FRANQUIAS OTIMIZADAS
QUE TRANSFORMARA SUA VISÃO.
TUDO
ACONTECE ATRAVÉS DE UMA VISÃO AMPLA ONDE OBSERVAMOS AS NOVAS TENDENCIAS DE
MERCADOS EM BUSCA DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE.
O que é franchising
a) Origem da palavra
Francesa é uma palavra proveniente do francês antigo, que significa a transferência de um direito, outorga de um privilégio ou concessão exclusiva.
Tecnicamente falando, franchising não é um negócio ou uma indústria, mas sim um método de condução de negócios. Franchising é um sistema de distribuição no qual um fornecedor concede à outra parte interessada o direito de comercializar seus produtos ou serviços, conforme termos e condições pré-estabelecidos em comum acordo, durante um certo período de tempo, e numa área ou região específica.
Podemos definí-lo ainda como um sistema estratégico para distribuição de bens e serviços pelo qual uma empresa (franqueadora) cede o direito de uso de seu nome, seu logotipo, know-how e tecnologia, mediante ao pagamento de taxas a um terceiro, que se torna um franqueado com determinados direitos e obrigações para com o detentor da marca.
b) História
1850 - Surge o franchising nos Estados Unidos da América. A companhia fabricante de máquinas de costura Singer Sewing utilizou operadores proprietários independentes para comercializar a sua linha de equipamentos. Os mesmos desfrutavam do prestígio do nome Singer.
1898 - A General Motors passa a usar o sistema para expandir sua rede de revenda de carros.
1899 - A Coca-Cola passa a outorgar franquias de engarrafamento e distribuição dos refrigerantes.
1900 - A partir do século XX, o franchising começa a ser difundido com outros fabricantes de automóveis e refrigerantes que aderem ao sistema.
1917 - Surgem as primeiras franquias de mercearias, como os supermercados Piggly Wiggly.
1921 - A Hertz Rent-a-Car, locadora de veículos fundada em 1918, adota o sistema de franquias.
1925 - Criada a primeira cadeia de franquias destinada à comercialização de lanches e refeições, a A & W Root Beer.
1930 - É a vez das companhias de petróleo adotarem o sistema, convertendo os postos de gasolina, operados diretamente, em franquias outorgadas à operadores locais. A partir desta década, o franchising torna-se mais popular, como método de expansão de redes de negócios em vários ramos.
1941 - A grande explosão do franchising ocorre após a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos voltam para suas casas determinados a serem seus próprios patrões. Talentosos e com muita garra, porém sem muita experiência e com pouco dinheiro, esses homens encontram no sistema de franquia a grande saída para a falta de opções de emprego.
1950 - Nesta década surgem as redes Burger King, McDonald's, Dunkin'Donuts e outras.
1954 - Um certo senhor de nome Ray Kroc, obtém dos irmãos McDonald os direitos para a concessão de franquias McDonald's a terceiros.
1960 - O franchising tem início no Brasil nesta década, com o lançamento das franquias da escola de idiomas Yázigi que havia sido fundada em 1950.
1970 - Década em que há uma ativa expansão dos franqueadores americanos em todo o mundo. A rede McDonald's chega ao Brasil com unidades próprias, abrindo a sua primeira franquia 10 anos depois.
1979 - O Boticário também adota o sistema de franchising.
1980 - Outras franquias despontam no cenário nacional nesta década. A rede Água de Cheiro e o Bob's, que nasceu em 1952, mas só passou a franquear em 1984, são algumas delas.
1987 - É criada a ABF, Associação Brasileira de Franchising.
1990 - Devido à abertura de mercado nesta década, várias franquias internacionais passam a operar no Brasil.
1850 - Surge o franchising nos Estados Unidos da América. A companhia fabricante de máquinas de costura Singer Sewing utilizou operadores proprietários independentes para comercializar a sua linha de equipamentos. Os mesmos desfrutavam do prestígio do nome Singer.
1898 - A General Motors passa a usar o sistema para expandir sua rede de revenda de carros.
1899 - A Coca-Cola passa a outorgar franquias de engarrafamento e distribuição dos refrigerantes.
1900 - A partir do século XX, o franchising começa a ser difundido com outros fabricantes de automóveis e refrigerantes que aderem ao sistema.
1917 - Surgem as primeiras franquias de mercearias, como os supermercados Piggly Wiggly.
1921 - A Hertz Rent-a-Car, locadora de veículos fundada em 1918, adota o sistema de franquias.
1925 - Criada a primeira cadeia de franquias destinada à comercialização de lanches e refeições, a A & W Root Beer.
1930 - É a vez das companhias de petróleo adotarem o sistema, convertendo os postos de gasolina, operados diretamente, em franquias outorgadas à operadores locais. A partir desta década, o franchising torna-se mais popular, como método de expansão de redes de negócios em vários ramos.
1941 - A grande explosão do franchising ocorre após a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos voltam para suas casas determinados a serem seus próprios patrões. Talentosos e com muita garra, porém sem muita experiência e com pouco dinheiro, esses homens encontram no sistema de franquia a grande saída para a falta de opções de emprego.
1950 - Nesta década surgem as redes Burger King, McDonald's, Dunkin'Donuts e outras.
1954 - Um certo senhor de nome Ray Kroc, obtém dos irmãos McDonald os direitos para a concessão de franquias McDonald's a terceiros.
1960 - O franchising tem início no Brasil nesta década, com o lançamento das franquias da escola de idiomas Yázigi que havia sido fundada em 1950.
1970 - Década em que há uma ativa expansão dos franqueadores americanos em todo o mundo. A rede McDonald's chega ao Brasil com unidades próprias, abrindo a sua primeira franquia 10 anos depois.
1979 - O Boticário também adota o sistema de franchising.
1980 - Outras franquias despontam no cenário nacional nesta década. A rede Água de Cheiro e o Bob's, que nasceu em 1952, mas só passou a franquear em 1984, são algumas delas.
1987 - É criada a ABF, Associação Brasileira de Franchising.
1990 - Devido à abertura de mercado nesta década, várias franquias internacionais passam a operar no Brasil.
c) Conceitos
Contrato de Franquia - é o instrumento através do qual o
franqueador, que é o titular de uma marca ou patente de indústria, comércio ou
serviço, concede seu uso a outro empresário que é o franqueado, assim como o
direito de distribuição, prestando-lhe assistência técnica e administrativa
para a viabilização do negócio ou sistema operacional, detidos ou desenvolvidos
pelo franqueador, mediante o pagamento de uma taxa inicial e/ou percentual
sobre o volume dos negócios realizados pelo franqueado.
Conselho de Franqueados - órgão de representação coletiva dos franqueados junto ao franqueador. As funções, poder de decisão, regras de formação, quórum, etc, variam muito entre os franqueadores. Poucas redes de franquias brasileiras já contam com Conselhos devidamente estruturados. Contudo, a tendência é aumentar o número de franqueadores que adotam esse mecanismo de comunicação e aperfeiçoamento de seu relacionamento com os franqueados.
Consultoria de Campo - visitas periódicas que um representante do franqueador faz a cada franqueado, com o objetivo de verificar o andamento de cada franquia e da rede como um todo, levantar problemas, fornecer informações, ministrar treinamentos e reciclagens, atualizar procedimentos, etc.
Demanda - procura por bens e serviços por determinada parte da população.
Faturamento - receita obtida através da comercialização dos produtos e serviços da franquia.
Franchising - sistema de comercialização, que pode envolver produtos, serviços ou tecnologias, mas que, quase sempre é uma combinação de todos estes elementos.
Franqueado (Franchisee) - é a pessoa física ou jurídica que adquire a franquia, cuja finalidade está na distribuição do objeto da franquia. As obrigações do franqueado estão discriminadas no contrato e no Manual de Franquia.
Franqueador (Franchisor) - é a pessoa física ou jurídica que concede e vende a franquia. É aquele que detém a marca e o know-how (experiência, técnica) de comercialização de um bem ou serviço e que cede através de um contrato os direitos de uso e/ou de revenda, fornecendo assistência técnica-operacional e administrativa na organização e gerenciamento do negócio para o franqueado.
Franquia (Franchise) - unidade franqueada, ou seja, a prestadora de serviços ou produtos que é aberta por um terceiro e não pelo dono da marca. Franquia também pode ser o sistema ou contrato de franchising.
Gerações de Franchising - o sistema de franchising pode ser classificado de primeira a quinta geração de acordo com o seu grau de profissionalização e formatação.
Investimento Inicial - gastos do franqueado para a instalação da franquia (incluindo equipamentos, aluguel do ponto de venda, estoque inicial, design, layout e outros).
Lucro - diferença entre receita e custos/despesas.
Master Franquia (Master Franchise) - sistema pelo qual o franqueador concede a terceiros o direito de vender a sua marca em determinada região.
Mix de Produtos - conjunto de produtos estabelecidos pelo franqueador a serem vendidos pelos franqueados.
Oferta - quantidade de bens e serviços disponíveis no mercado.
Passivo - conjunto de obrigações da empresa.
Patrimônio Líquido - conjunto de bens e direitos dos proprietários da empresa, que faz parte do passivo.
Pay Back - prazo de amortização do investimento, ou seja, o tempo que a franquia demora para obter em lucro o montante equivalente ao investimento inicial e à taxa de franquia.
Rentabilidade - lucro obtido pelo franqueado, expresso em valor absoluto ou em porcentagem, sobre a receita líquida de vendas.
Royalties - percentual pago periodicamente pelo franqueado, enquanto a franquia estiver funcionando, e que incide sobre a receita ou é embutido nos preços dos produtos que são fornecidos pelo franqueador.
Taxa de Franquia (Franchise Fee) - taxa única paga pelo franqueado para obter o direito de abrir uma franquia.
Taxa de Propaganda - taxa paga pelos franqueados de forma cooperativa para financiar a publicidade e divulgação da marca.
Trading Area - território ao redor da unidade franqueada onde se encontra a maioria dos consumidores.
Unidade-Piloto - unidade montada pelo eventual franqueador para testar a viabilidade do sistema de franchising antes de vendê-lo ao mercado. Após a consolidação do sistema ela pode ser utilizada como centro de treinamento de franqueados e funcionários.
Resumo:
Conselho de Franqueados - órgão de representação coletiva dos franqueados junto ao franqueador. As funções, poder de decisão, regras de formação, quórum, etc, variam muito entre os franqueadores. Poucas redes de franquias brasileiras já contam com Conselhos devidamente estruturados. Contudo, a tendência é aumentar o número de franqueadores que adotam esse mecanismo de comunicação e aperfeiçoamento de seu relacionamento com os franqueados.
Consultoria de Campo - visitas periódicas que um representante do franqueador faz a cada franqueado, com o objetivo de verificar o andamento de cada franquia e da rede como um todo, levantar problemas, fornecer informações, ministrar treinamentos e reciclagens, atualizar procedimentos, etc.
Demanda - procura por bens e serviços por determinada parte da população.
Faturamento - receita obtida através da comercialização dos produtos e serviços da franquia.
Franchising - sistema de comercialização, que pode envolver produtos, serviços ou tecnologias, mas que, quase sempre é uma combinação de todos estes elementos.
Franqueado (Franchisee) - é a pessoa física ou jurídica que adquire a franquia, cuja finalidade está na distribuição do objeto da franquia. As obrigações do franqueado estão discriminadas no contrato e no Manual de Franquia.
Franqueador (Franchisor) - é a pessoa física ou jurídica que concede e vende a franquia. É aquele que detém a marca e o know-how (experiência, técnica) de comercialização de um bem ou serviço e que cede através de um contrato os direitos de uso e/ou de revenda, fornecendo assistência técnica-operacional e administrativa na organização e gerenciamento do negócio para o franqueado.
Franquia (Franchise) - unidade franqueada, ou seja, a prestadora de serviços ou produtos que é aberta por um terceiro e não pelo dono da marca. Franquia também pode ser o sistema ou contrato de franchising.
Gerações de Franchising - o sistema de franchising pode ser classificado de primeira a quinta geração de acordo com o seu grau de profissionalização e formatação.
Investimento Inicial - gastos do franqueado para a instalação da franquia (incluindo equipamentos, aluguel do ponto de venda, estoque inicial, design, layout e outros).
Lucro - diferença entre receita e custos/despesas.
Master Franquia (Master Franchise) - sistema pelo qual o franqueador concede a terceiros o direito de vender a sua marca em determinada região.
Mix de Produtos - conjunto de produtos estabelecidos pelo franqueador a serem vendidos pelos franqueados.
Oferta - quantidade de bens e serviços disponíveis no mercado.
Passivo - conjunto de obrigações da empresa.
Patrimônio Líquido - conjunto de bens e direitos dos proprietários da empresa, que faz parte do passivo.
Pay Back - prazo de amortização do investimento, ou seja, o tempo que a franquia demora para obter em lucro o montante equivalente ao investimento inicial e à taxa de franquia.
Rentabilidade - lucro obtido pelo franqueado, expresso em valor absoluto ou em porcentagem, sobre a receita líquida de vendas.
Royalties - percentual pago periodicamente pelo franqueado, enquanto a franquia estiver funcionando, e que incide sobre a receita ou é embutido nos preços dos produtos que são fornecidos pelo franqueador.
Taxa de Franquia (Franchise Fee) - taxa única paga pelo franqueado para obter o direito de abrir uma franquia.
Taxa de Propaganda - taxa paga pelos franqueados de forma cooperativa para financiar a publicidade e divulgação da marca.
Trading Area - território ao redor da unidade franqueada onde se encontra a maioria dos consumidores.
Unidade-Piloto - unidade montada pelo eventual franqueador para testar a viabilidade do sistema de franchising antes de vendê-lo ao mercado. Após a consolidação do sistema ela pode ser utilizada como centro de treinamento de franqueados e funcionários.
Resumo:
O fornecedor é o franqueador ou "franchisor"; o
recebedor do direito, é o franqueado ou "franchisee"; e a rede ou
cadeia de unidades varejistas, individualmente apropriadas pelos franqueados, é
denominada "sistema de franquia".
d) Definição de Franquia Empresarial - Lei no 8.955/94
"Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de tecnologia de implantação e administração do negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício" (art. 1o).
Como funciona o franchising
d) Definição de Franquia Empresarial - Lei no 8.955/94
"Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de tecnologia de implantação e administração do negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício" (art. 1o).
Como funciona o franchising
O franqueador não fornece ao franqueado apenas o direito de
comercialização de seus produtos, ele fornece também os seus segredos e seu
método, que caracterizam o seu know-how de instalação e operação de empresas,
sendo quase sempre a nível de varejo e num setor geográfico definido. Por outro
lado, o franqueado assume integralmente o financiamento da sua atividade e
remunera o seu franqueador com uma porcentagem calculada sobre o volume dos
negócios.
Taxa de Franquia - valor pago pelo franqueado por ocasião da assinatura do contrato, e que serve para remunerar o franqueador pelo uso da marca e ingresso na sua rede, repasse de know-how, manuais de operação, treinamento, assistência na divulgação da marca, assistência na escolha do ponto, projeto arquitetônico, adequação visual e assistência na inauguração.
Taxas de Royalties - valor pago mensalmente e que equivale, em geral, a um percentual sobre o faturamento da franquia. Esta taxa diz respeito ao repasse de tecnologia e à prestação de serviços como treinamento, pesquisa, desenvolvimento de produtos e suporte operacional.
Taxa de Propaganda - valor pago mensalmente e que equivale, em geral, a um percentual sobre o faturamento da franquia. Esta taxa refere-se à divulgação da marca e dos produtos e serviços oferecidos pela franquia.Taxas Cobradas pela Franquia:
Ativo - conjunto de bens e direitos da empresa.
Business Format Franchising (BFF) - franquia de negócio formatado. Engloba todos os aspectos do funcionamento do sistema, nos quais os procedimentos operacionais são colocados em manuais, de forma que o franqueado atue com todas as características da rede de franquias; possui alto grau de profissionalização, sendo também chamado de franquia de terceira geração.
Taxa de Franquia - valor pago pelo franqueado por ocasião da assinatura do contrato, e que serve para remunerar o franqueador pelo uso da marca e ingresso na sua rede, repasse de know-how, manuais de operação, treinamento, assistência na divulgação da marca, assistência na escolha do ponto, projeto arquitetônico, adequação visual e assistência na inauguração.
Taxas de Royalties - valor pago mensalmente e que equivale, em geral, a um percentual sobre o faturamento da franquia. Esta taxa diz respeito ao repasse de tecnologia e à prestação de serviços como treinamento, pesquisa, desenvolvimento de produtos e suporte operacional.
Taxa de Propaganda - valor pago mensalmente e que equivale, em geral, a um percentual sobre o faturamento da franquia. Esta taxa refere-se à divulgação da marca e dos produtos e serviços oferecidos pela franquia.Taxas Cobradas pela Franquia:
Ativo - conjunto de bens e direitos da empresa.
Business Format Franchising (BFF) - franquia de negócio formatado. Engloba todos os aspectos do funcionamento do sistema, nos quais os procedimentos operacionais são colocados em manuais, de forma que o franqueado atue com todas as características da rede de franquias; possui alto grau de profissionalização, sendo também chamado de franquia de terceira geração.
Circular de Oferta de Franquia - documento que o franqueador
é obrigado, pela Lei de Franquias, a fornecer a todo candidato a franqueado.
Contém várias informações sobre a franquia, a rede de franqueados e a empresa
franqueadora.
ESSE É UM PROJETO
EXCLUSIVO O QUAL TRAZ EM SE UMA NOVA VISÃO PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE CARNES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário